• QUEM SOMOS?

    A Rede de Saúde Mental Brasil-Palestina foi fundada em

    20 de julho de 2024 por profissionais brasileiros de saúde mental.

     

    A Rede Brasil-Palestina de Saúde Mental (Brasil Palestine Mental Health Network) teve sua inspiração inicial em nossos colegas da Palestina, que fundaram a Global Palestine Mental Health Network (Rede de Saúde Mental Palestina-Global) em 2019. Compõe um sistema de várias organizações internacionais de solidariedade que conformam, hoje, redes semelhantes nos EUA, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Egito, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, África do Sul, Suécia, Turquia e Reino Unido.

     

    Agora, expressando o compromisso de solidariedade internacional com a Palestina desde a América Latina, nasce a Brasil Palestine Mental Health Network - BPMHN, em comunicação e ação conjunta com as demais redes.

    A BPMH se forma a partir de julho de 2024 por profissionaisbrasileiras (os) de saúde mental, movidas(os) em apoio ao povo palestino em sua luta por justiça e emancipação. Somos profissionais preocupadas(os) com as sistemáticas violações dos direitos humanos de palestinas(os) por parte de israel. Compreendemos que os efeitos da desapropriação e do deslocamento contínuos, decorrentes da colonização em curso das terras palestinas, produzem efeitos significativos na subjetividade do povo palestino - individual e coletivamente. E que as respostas de enfrentamento ao genocídio palestino em curso precisam ser oferecidas em todas as frentes de atuação, protagonizadas pelas trabalhadoras(es) de saúde mental palestinos e reverberada por profissionais de todo o mundo.

     

    Acreditamos que a comunidade de trabalhadores e trabalhadoras da saúde mental, tanto local quanto globalmente, pode fazer mais para abordar os vínculos profundos entre nossas responsabilidades éticas profissionais, a saúde pública e os direitos humanos no enfrentamento a este genocídio em curso.

    A BPMH está envolvida em uma série de atividades e campanhas que buscam trabalhar questões de saúde mental em relação à Palestina. Nosso trabalho visa se conectar com pessoas de todo o país para sensibilizar, se solidarizar com a causa palestina e pressionar por mudanças. Trabalhamos em conjunto com demais organizações nacionais e internacionais para subsidiar o debate público sobre a Palestina. A Rede trabalhará com atividades públicas, traduções de conteúdo, exibições de filmes, publicações, apresentações na mídia, diálogos institucionais, produção de conteúdo e debates dentro e fora da clínica. Também apontamos maneiras pelas quais nossos colaboradores podem agir para promover justiça e solidariedade com o povo palestino.

    Agradecemos sugestões, especialmente colaborações em eventos futuros, publicações, e demais atividades, e convidamos a todas as pessoas que nos acompanhem em nossas redes sociais.
     

    Em solidariedade na saúde mental, do Brasil para o mundo.

     

    Rede Brasil-Palestina de Saúde Mental

    Brasil Palestine Mental Health Network
    الشبكة البرازيلية الفلسطينية للصحة النفسية